Nuconta: a conta digital do Nubank

Há cerca de 2 meses o Nubank anunciou a criação da NuConta. Uma informação muito importante e que deve ficar clara é que a NuConta é uma conta digital, mas não é uma conta-corrente.

Como assim??

Apesar do “bank” no nome, o Nubank ainda não é um banco e sim uma Instituição de Pagamento, por esse motivo, ainda não pode oferecer contas-corrente como as oferecidas pelos bancos tradicionais ou bancos digitais. Então, você deve estar se perguntando, afinal o que realmente é a NuConta??

A NuConta é uma conta de modalidade “Conta de pagamento”. Resumidamente, a regulamentação do Banco Central sobre esse tipo conta permite que o dinheiro depositado nessas contas seja aplicado apenas em Títulos Públicos Federais, como, por exemplo, o Tesouro Direto. Impedindo o empréstimo desse dinheiro para terceiros ou a aplicação do mesmo em investimentos de maior risco.

O que a NuConta me oferece?

Segundo as informações que obtive ao entrar em contato com o Nubank, ao transferir qualquer valor para a sua NuConta, ela vai render 100% do CDI todo dia útil. Para deixar mais claro, vamos fazer a seguir uma comparação da aplicação de R$100,00 na NuConta com uma aplicação de mesmo valor no Tesouro Selic e outra na tradicional Caderneta de Poupança.

Em um mês, as taxas referentes a todos os investimentos são muito próximas, principalmente devido à alta alíquota de Imposto de Renda (IR) que incide sobre os rendimentos em um curto período de aplicação. E ainda assim, a rentabilidade da NuConta é maior que a rentabilidade da poupança, assim como prometido pelo Nubank, e ligeiramente maior que a rentabilidade do Tesouro Selic.

Após um ano de aplicação, usando os juros compostos a nosso favor e com a redução da alíquota de IR que incide sobre os rendimentos, vemos com ainda mais clareza que a NuConta pode oferecer um rendimento muito mais interessante que aquele obtido na Poupança e ainda um rendimento um pouco acima do que o oferecido pelo Tesouro Selic.

Além da diferença de rentabilidade, o grande diferencial da NuConta para a poupança é a liquidez diária, ou seja, seu dinheiro rende todos os dias e não somente no “aniversário” como acontece na Poupança (Lembrando que para saques realizados até o 29° dia após a aplicação, além do IR há também incidência de outro imposto, o IOF). A conta digital do Nubank também permite transferência imediata de recursos entre NuContas, a transferências para outros bancos (TEDs) gratuitamente e ainda é isenta de qualquer taxa de manutenção de conta.

Quais as desvantagens?

A primeira grande desvantagem é que não é possível sacar ou depositar dinheiro da NuConta. Para colocar seu dinheiro para render na conta do Nubank, é preciso realizar uma transferência (DOC ou TED) a partir de uma outra conta-corrente que está sujeita ao pagamento de taxas referentes a essa operação, aplicadas pelo banco de origem do dinheiro, e para resgatá-lo é necessário realizar um TED da sua NuConta para sua conta-corrente. Também ainda não foi disponibilizado a utilização do cartão na função de débito.

Além disso, como falei anteriormente, o Nubank não é uma instituição financeira como os bancos ou corretoras, por isso o valor aplicado na NuConta não é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Então qual é a segurança?

Segundo o Nubank, o risco dessa aplicação é baixo, equivalente ao risco de uma aplicação no Tesouro Direto. A grande diferença é que o dono desse título será o banco e não o próprio cliente. Porém, como expliquei ali em cima, a regulamentação do Banco Central para Contas de Pagamento separa todo o dinheiro depositado nessas contas do patrimônio da instituição, ou seja, em caso de falência ou liquidação, esse dinheiro não poderá ser utilizado para pagar dívidas ou ficar inacessível em caso de algum problema judicial.

Como usar a NuConta de forma a aproveitar melhor suas vantagens?

A NuConta tem uma rentabilidade razoável, bem próxima à taxa Selic e tem as vantagens da liquidez diária e de não ter um valor mínimo para investimento. Então, é ideal para administrar valores mais baixos ou que precisam estar disponíveis para qualquer imprevisto, como por exemplo a sua reserva de emergência, ou então para guardar suas economias enquanto você junta o dinheiro necessário para atingir o valor mínimo de um outro investimento, com maior rentabilidade. Porém, se você não acredita que vá precisar desse dinheiro por um tempo, certamente existe alguma outra opção de investimento de médio/longo prazo que te oferecerá uma rentabilidade melhor.

Como abrir uma NuConta?

Você pode fazer seu cadastro no próprio site do Nubank e aguardar seu convite por e-mail, mas se você já possui o cartão de crédito Nubank, é possível que o convite chegue pelo próprio aplicativo.

Como a NuConta ainda está em sua versão Beta, ainda não está liberada para todos os usuários que realizam cadastro, por isso é necessário aguardar pelo convite. Porém, o Nubank informa que em breve a NuConta estará acessível a todos e que as contas serão aprovadas na hora.

Já abriu a sua? Conta pra gente aqui nos comentários sua experiência com a NuConta!

Um grande abraço e bons investimentos!

Deixe um comentário