Margin of Safety – Análises Pontuais

Margin of Safety – Análises Pontuais

Clique aqui para baixar gratuitamente nosso texto com análises do livro

Seth Klarman, em seu livro Margem de Segurança, angariou uma seita de seguidores não só pela acreditada qualidade dos conceitos mostrados mas também pela pequena oferta dos livros físicos, cujo só 5000 exemplares foram fabricados, criando uma enorme demanda e filas por esses livros em bibliotecas – bem como o número altíssimo de exemplares sumidos relatados. O suposto culto e a falta de oferta inclusive levou a vendas de exemplares usados no Ebay entre 500-2500 USD; hoje – no dia 11/05/2020 – o exemplar mais barato era vendido por 789 USD; é tremendamente irônico alguém autointitulado investidor em valor pagar essa fortuna pelo livro.

Margem de Segurança é um conceito amplamente conhecido no mundo dos investimentos e foi introduzido na área – nos moldes tais quais como comentados no livro – por Benjamin Graham e popularizado no seu livro O Investidor Inteligente, ao qual fizemos um resumo que o leitor pode conferir aqui, o leitor também pode ler o nosso artigo sobre Margem de Segurança para uma breve ideia do que ela significa.

O caminho natural de qualquer pessoa realmente motivada a entender um determinado assunto seria o de procurar os seus pensadores originais e ver como o dado tópico foi analisado por outras perspectivas, evoluiu e possivelmente tomou novas formas ao passar por novos autores. Se segue desse raciocínio que nós, uma vez tendo lido e nos esforçado ao máximo para compreender e adaptar as obras do primeiro comunicador do Value Investing – Benjamin Graham – à nossa realidade, precisamos buscar agora os pensamentos dos melhores proponentes que se seguiram após ele, para que possamos ainda mais e melhor fazer as adaptações que são sempre necessárias.

Não podemos afirmar o quão bem um indivíduo está apto a realizar uma tarefa senão olhando em retrospecto, mas considerando o assunto o qual estamos falando acreditamos que as pistas podem ser um pouco mais claras. Ao longo de vários anos de carreira, o valor dos argumentos de um investidor estaria em quão bem as suas estratégias lhe serviram para gerar um rendimento excepcional; se o determinado argumento não pode ser posto em prática para atender os seus fins, talvez ele não seja tão bom assim. Quanto a isso Klarman não deixa em nada a desejar. Ademais, suas influências, estratégias e recomendações, bem como o “culto”, fornecem pistas extras de que talvez ele tenha boas adições a oferecer e, portanto, devemos dá-lo a chance de fazê-las.

Klarman, um notório adepto da filosofia de Graham dedica esse livro não à ser um manual de como se investir, mas um livro que busca elucidar os porquês do Value Investing ser a melhor estratégia.

Esse livro de razões – em contraste com os “manuais” de Graham (que também não deixa em nada a desejar do ponto de vista argumentativo) – deve, portanto, ser especialmente útil para se pensar em novas adaptações, já que ideias costumam ser menos perecíveis do que conselhos de comandos a executar.

Escrito por João Marcos Batista do Nascimento – Diretor de Projetos 2020

Revisado por Gabriela de Oliveira Lemos – Presidente 2020

Liga de Investimentos da Escola de Química

Deixe um comentário