Décimo Terceiro: como utilizá-lo com consciência?

Décimo terceiro chegou, e agora? Dicas de como dar um destino responsável para o seu dinheiro extra.

Estamos chegando ao final de mais um ano e já nos deparamos com canções natalinas na TV, anúncios nas redes sociais, filmes com Papai Noel, pisca-piscas, árvores de natal, em seguida ano novo, branco, champanhe, praia, fogos, enfim, momentos aguardados e esperados por todos durante o ano inteiro. E quem vem junto? O 13º, sim ele mesmo, quem nunca teve aquela sensação de estar rico quando esse dinheiro caiu na conta? Planos e planos foram feitos para ele, mas coitado, mal chegou e já foi embora, de tão comprometido que estava. É sobre essa grana o assunto desse artigo, vamos bater um papo reto de como conseguir dar um melhor destino ao nosso lindo dinheirinho extra.

O 13° salário nasceu no dia 13 de julho de 1962, sim ele já é um veterano, e desde então vem salvando e fazendo a alegria dos trabalhadores todo final de ano. Sabemos que nesse período é o momento em que estamos mais propensos a gastar demasiadamente, com presentes de natal para toda família, amigos invisíveis, além de viagens e muito mais. A questão é, estamos utilizando esse dinheiro com consciência e inteligência? Por isso, separamos algumas dicas para você.

Diagnóstico – Finanças Pessoais

Antes de tudo faça uma análise pessoal de sua vida financeira, coloque TUDO na ponta do lápis: dívidas atrasadas, contas a pagar, gastos priorizados para o fim de ano e despesas fixas que virão no início do ano. Sem mais delongas, vamos às dicas.

1. Pagamento de dívidas atrasadas

Priorize o 13º salário para o pagamento de dívidas atrasadas. Livre-se delas, como por exemplo: empréstimos, cartões de crédito, não deixe para depois, taxas de juros cobradas por cartões de crédito e cheques especiais são exorbitantes e transformam pequenas dívidas em grandes problemas. Reforçando, livre-se delas o quanto antes.

2. Se programe para as contas a pagar no início do ano

O ano se inicia com muitas contas a pagar tenha consciência disso, matrículas e materiais escolares para aqueles que têm filhos, para aqueles que possuem casa própria, IPTU, para aqueles que possuem carro, IPVA e às vezes seguro, entre outros. Se organize, é importante analisar a situação financeira e guardar se possível uma parte do 13° para não ser surpreendido com essas belezinhas quando chegarem. Pague-as à vista ou parcelado, utilize sua inteligência financeira, analise qual é a melhor opção para o seu bolso.

3. Reserva de emergência

Se você se planejou o ano todo, está em dia com o pagamento das dívidas, e não precisa desse dinheiro vamos lhe dar um conselho: Guarde-o, faça sua reserva de segurança, o famoso colchãozinho de emergência! Estamos propensos a sermos surpreendidos com algum imprevisto e para que isso não aconteça, guarde e reserve esse dinheiro para resolvê-lo sem esquentar a cabeça. Além disso, esse dinheiro pode ser utilizado para começar a investir ou para um projeto que você tenha futuramente.

4. Invista em seu futuro

Se você está, tranquilo com suas contas e sobrou uma grana, temos mais uma dica preciosa para você, invista! Mas investir todo o dinheiro? A resposta é, depende do seu perfil financeiro, não é pecado nenhum gastar um pouquinho, compre os presentes de final de ano com inteligência, pesquise bons preços, se for gastar, gaste com consciência. Mas, não gaste todo o seu 13º, separe uma parte para investir, você vai nos agradecer no final.

Existem diversas formas de investimento, como, ações, bitcoins, tesouro direto, CDB, LCI/LCA e muito mais. Procure o que melhor se adequa ao seu objetivo. Aqui no blog da LIEQ, temos material suficiente para você se informar.

Enfim, aqui estão os melhores destinos para o sua grana extra, seguindo essas dicas você fica mais perto da sua liberdade financeira. Mas é importante frisar que esses conselhos não são apenas para esse dinheiro, pense assim o ano todo, de esses destinos para os seus outros 12 salários, utilize seu dinheiro de forma consciente e inteligente.

Um abraço pessoal e até a próxima!!

Deixe um comentário