Como usar o método 50-30-20

Como usar o método 50-30-20

Olá, querido(a) leitor(a). Nesse artigo trataremos do Método 50-30-20 de investir.
O Método 50-30-20 é um dos inúmeros modos de organizar os investimentos. Ele baseia-se em dividir seu orçamento financeiro em relação às despesas e o quanto de dinheiro será direcionado para cada uma delas. Para botá-lo em prática, é preciso passar por três etapas:


Etapa 1
Antes de alinhar as despesas de acordo com suas similaridades, é necessário definir a sua renda líquida ou “dinheiro real”, ou seja, a diferença entre os proventos e os descontos relacionados. Para isso é preciso que você faça o cálculo:


Renda Líquida = (salário + outras fontes de renda mensal) – (impostos + descontos na folha de pagamento + outras possíveis deduções)


Etapa 2
Após identificar a renda líquida, é possível passar para a nova etapa do orçamento: a identificação. Nessa etapa, você irá separar suas despesas em três grupos: as necessidades, os desejos pessoais e as prioridades financeiras.

  • Necessidades são despesas de sobrevivência, são os gastos que não se podem evitar. Geralmente inclui aluguel, transporte, alimentação etc. Porém, muitos acabam adicionando nessa categoria gastos que não são exatamente essenciais. Por exemplo, alimentação é indispensável para a vida humana, mas há uma diferença grande entre comer a comida que você preparou em casa e comer em um restaurante. Por isso, é importante diferenciar o que é uma necessidade do que não é, ou seja, do que é supérfluo. Uma tática que pode ajudar na diferenciação é listar todos os gastos que você tem em um mês e se perguntar: Eu consigo sobreviver sem isso? Se a resposta for sim, o item não se enquadra na categoria de necessidade. No final, sobrará apenas o essencial.
  • Desejos Pessoais são gastos flexíveis. Nesse grupo encaixam-se todos os gastos que você tem, mas não são necessários para sua sobrevivência. Inclui a compra de roupas, assinatura de TV a cabo, assinatura de serviços de streaming, viagens, idas a restaurantes etc. São gastos, normalmente, relacionados à satisfação de desejos, sejam eles materiais ou emocionais, enquadrando itens que foram retirados da lista de necessidades.
  • Prioridades Financeiras é a parte do dinheiro que está voltada às suas metas financeiras. Nesse grupo encaixam-se investimentos, pagamentos de dívidas, reservas de emergência, financiamento de imóveis etc.

Etapa 3
Depois de diferenciar suas despesas nos três grupos citados acima, a implementação do orçamento fica bem intuitiva. Na última etapa, você irá associar suas despesas com determinada porcentagem da sua renda líquida. As necessidades ficarão com 50%; os desejos pessoais, com 30%; e as prioridades financeiras, com 20% (Figura 1). A ideia é essas porcentagens servirem como base e, conforme seu cenário financeiro for melhorando, a taxa de renda necessária pelos dois primeiros grupos tende a diminuir, enquanto a do terceiro, aumentar. Quando isso começar a acontecer, fique feliz! Você está no caminho certo!


Figura 1 – Representação esquemática do Método 50-30-20.


Tabela: como o seu orçamento deve ser
Exemplo:
Maria é estagiária de Engenharia em uma firma no Rio de Janeiro e recebe R$ 1350,00 por mês (como a média dos estagiários nessa área). Durante a pandemia, Maria começou a poupar certa quantia de dinheiro, pois não estava gastando tanto com seus desejos pessoais. Assim, ficou feliz em estar conseguindo guardar dinheiro, visto que cenários financeiros como esses eram raros para ela. Assim, começou a estudar mais sobre Finanças Pessoais e Investimentos. Nesse período, deparou-se com o Método 50-30-20 e ficou curiosa, questionando-se se seu orçamento estava tendendo para os padrões do método. Consequentemente, fez um levantamento de dados e se deparou com o seguinte cenário:

Tabela 1 – Representação esquemática dos gastos de Maria sem a aplicação do Método 50-30-20.

untitled image

Analisando seus gastos, Maria reparou que, em situações normais, ele estava muito fora do que o método aconselhava. Assim, decidiu fazer um teste: no próximo mês ela reduziria o gasto em algumas áreas, ou seja, optaria por uma linha telefônica mais barata, ficaria atenta para não deixar nenhuma luz ligada e torneira aberta sem querer, compraria em mercados que vendessem atacado para diminuir o preço dos alimentos, mudaria para um apartamento sem tantas comodidades e luxos no intuito de diminuir o aluguel, usaria menos Uber, assinaria menos aplicativos Streaming e tentaria gastar menos em suas saídas. Com esses ajustes em sua rotina, Maria reparou que em um mês sua capacidade de poupar dinheiro iria aumentar.


Tabela 2 – Representação esquemática dos gastos de Maria com a aplicação do Método 50-30-20.

untitled image

Com esse novo orçamento, Maria conseguiria fazer tudo o que precisava e queria e, ainda, destinar uma parte para suas prioridades financeiras.


Conclusão
A partir da reflexão gerada ao longo deste artigo, é possível citar algumas dicas adicionais que podem facilitar na hora de botar o Método 50-30-20 em prática:

  • Separe o valor referente às prioridades financeiras assim que receber a renda líquida. Assim, não há o risco de ocorrerem tentações de gastar mais do que o necessário ao longo do mês;
  • Uma estratégia para evitar dívidas e continuar no método é viver “um degrau abaixo” do seu padrão de vida, pois, assim, a economia será efetiva.

A ideia principal do Método 50-30-20 é ser facilmente aplicada e ter efetividade, fazendo com que o caminho para independência financeira seja mais claro e fácil de ser atingido.

Autora: Julia Keller

Revisores: Guilherme Augusto e Rodrigo Monroe

REFERÊNCIASLEITÃO, V. Conheça a regra 50-30-20: Ótimo método de organização do orçamento. Disponível em: <https://www.idinheiro.com.br/regra-50-30-20-metodo-orcamento> Acesso em: 1 fev. 2021TERCEIRO, C. Regra 50-30-20: a forma mais simples de organizar seu orçamento! Disponível em: <https://www.mobills.com.br/blog/regra-50-30-20> Acesso em: 1 fev. 2021EQUIPE INFOMONEY. Regra 50-30-20: conheça um método para organizar suas finanças. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/regra-50-30-20-conheca-um-metodo-para-organizar-suas-financas/> Acesso em: 1 fev. 2021

Deixe um comentário