11 livros imperdíveis!

Fala galera! Parece que faz um tempo que não venho aqui falar com vocês. Nesse último mês rolou muita coisa, tivemos o post do Vini Teixeira sobre Análise Técnica e o do Victor comparando alguns fundos. Os dois ficaram excepcionais e realmente fica muito difícil vir aqui depois do que essa galera fez, mas vou tentar. Além disso, a Semana de Renda Variável aconteceu recentemente e alguns dos nossos palestrantes recomendaram livros para nós. Vi a galera anotando ferozmente os nomes de livros e autores, o que me deu a ideia de vir aqui falar desses livros pra vocês. Vou tentar separá-los em categorias, não pelo tema do qual tratam, mas sim por quão pesada é a leitura de cada um. Dessa forma a galera que está no início, ainda um pouco perdida, vai mergulhando aos pouquinhos no mundo das finanças e a galera que já tá estudando aquele Valuation pesadão pode escolher alguma coisa pra dar uma relaxada às vezes.

Vamos lá! INICIANTES Esses são livros de leitura bem fácil e rápida, alguns são best sellers e realmente são “page turners” que nos prendem muito. 1. PAI RICO, PAI POBRE – Talvez seja o mais famoso da lista e com certeza é o mais lido pelos membros da Liga. Robert Kiyosaki mostra nesse livro dois lados diferentes da criação de uma criança. Com um pai pobre, sempre preocupado em como pagar despesas, e um pai rico, que se preocupa em aumentar patrimônio e não precisar mais trabalhar para pagar as contas. Apesar de ser cético em relação às histórias contadas no livro (opinião pessoal), acho que exemplificam bem as diferenças entre a maneira de pensar dos ricos e da classe média. É um livro que busca – e muitas vezes consegue – inspirar o leitor a mudar seus hábitos e buscar a independência financeira. 2. FLASH BOYS – Um dos meus favoritos, esse livro conta a história de um grupo de funcionários de diferentes instituições do mercado financeiro e como perceberam (principalmente Brad Katsuyama) que algumas operações dentro do mercado beneficiavam um grupo muito pequeno de pessoas e acabavam prejudicando a esmagadora maioria dos pequenos investidores. A história é contada por ninguém menos que Michael Lewis, aquele mesmo de “A Grande Aposta” e “Moneyball” (outros dois grandes livros por sinal). Lewis fez uma extensa pesquisa e diversas entrevistas para escrever o livro, que nos deixa preso a todos os momentos e algumas vezes até perplexos com o que ocorria. 3. A JOGADA DO SÉCULO – Também de Michael Lewis, é o livro que deu origem ao filme “A Grande Aposta”. Se o filme já é bom, o livro então… Vale super a pena ler e ver a história pelo ponto de vista de Lewis. Claro que ver a atuação sensacional de Christian Bale no papel de Dr. Burry é um “plus”, mas o livro nos ajuda a entender melhor o que aconteceu antes da crise de 2008 e como algumas pessoas fizeram pequenas fortunas durante esse momento de caos. 4. CRASH: UMA BREVE HISTÓRIA DA ECONOMIA – Alexandre Versignassi começa o livro falando sobre a Crise das Tulipas na Holanda, uma das bolhas mais famosas da história. Mas depois vai um pouco mais atrás, no Império Romano, para nos explicar o conceito de inflação e vem andando por diversas crises econômicas até chegar aos tempos atuais, com a quebra das empresas X de Eike e culminando num capítulo final de ode a Buffett. De fácil leitura e compreensão, o livro dá claramente ao leitor um panorama geral de como evoluiu a economia mundial enquanto ensina conceitos básicos como inflação e juros. Conteúdo riquíssimo, não tem porque não estar na sua lista de leitura.

INTERMEDIÁRIOS Livros que trazem temas um pouco mais específicos e com uma leitura um pouco mais direcionada, bom pros que já gostam do mundo das finanças e investimentos. 1. OS AXIOMAS DE ZURIQUE – o livro reúne 12 axiomas usados por banqueiros suíços na hora de investir. Além dos axiomas principais ainda há os “axiomas menores”, e ao discutir todos eles Max Gunther busca mostrar o mindset de especuladores de sucesso. Leitura boa pra quem já investe e também pra quem está começando a investir. 2. BERKSHIRE HATHAWAY LETTERS TO INVESTORS – As cartas de Warren Buffett para os investidores da Berkshire Hathaway estão disponíveis online de graça no site da empresa. Porém, há uma versão publicada por Max Olsen que contêm gráficos e análise das aquisições das empresas. Realmente uma verdadeira oportunidade pra quem quer aprender um pouco mais sobre a maneira de investir de Warren Buffett, que para mim é um dos maiores investidores da atualidade. AVANÇADOS Livros com uma leitura mais pesada. São livros pra quem realmente deseja estudar sobre investimentos, ler, grifar, fazer resumos e coisas do tipo. 1. O INVESTIDOR INTELIGENTE – Escrito por Benjamin Graham, o mentor de Warren Buffett, esse livro é tido por muitos como a Bíblia do buy and hold. Porém, é um livro de leitura difícil. Apesar de ter sido publicado em 1949, ainda é muito relevante e contém diversas informações importantes sobre a análise e avaliação de empresas. 2. APRENDA A OPERAR NO MERCADO DE AÇÕES – Livro de Alexander Elder, um ex-psiquiatra que trocou o consultório para virar trader. Nele, Elder faz um convite para a sua sala de trade e mostra desde o básico até o final como montar uma estratégia para trades de ações e outros ativos. O livro é extremamente completo e Elder apresenta diversos conceitos de análise técnica que usa em suas operações e, além disso, ensina a manter um histórico dos trades para estudos e back tests. 3. TECHNICAL ANALYSIS OF FINANCIAL MARKETS – Praticamente um handbook de análise técnica, trazendo desde os diferentes gráficos e tempos gráficos até padrões de candle sticks e indicadores técnicos. Um “must read” pra quem quer operar com esse tipo de análise. 4. DAMODARAN ON VALUATION – Professor de NYU, Aswath Damodaran passa seus ensinamentos sobre valuation, a arte de precificar e avaliar empresas nesse livro de 1994. Pros interessados há também o mais novo The Little Book of Valuation, volume publicado em 2011.

BÔNUS: OUTLIERS – Um livro que vai mudar a forma como você encara o mundo. Outliers apresenta e disseca a trajetória de diferentes pessoas de sucesso, para mostrar os motivos que levaram essas pessoas ao sucesso. Fatos aleatórios talvez não sejam tão aleatórios assim. Vale muito a leitura.

Um abraço e boa leitura!

Deixe um comentário